PROFISSIONAIS

ftprofissionaisA equipe que trabalha no Instituto Viva Infância é composta por profissionais de diversas áreas e distintas formações, porém, temos um eixo comum na nossa proposta de trabalho: o trabalho com a criança deve partir da premissa de que o sujeito se constitui na sua relação com o outro. Todos os nossos membros fazem o curso que é ministrado pelo Viva Infância. Os atendimentos clínicos são realizados apenas por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação, não há atendimento clínico feito por estudantes.

Alone Gomes

1 - Alone Gomes

Psicanalista, graduação em Psicologia pela UFBA Clínica particular: atendimento clínico e atividade de supervisão clínica. Coordenadora de seminários de leitura de Lacan em seu consultório desde 2004. Foi membro fundadora do Espaço Moebius, permanecendo na Instituição durante dez anos. Nesse período, coordenou seminários de Leitura de Freud e Lacan. Trabalhou no 4° Centro de Saúde Mental, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, no ambulatório de atendimento Infanto- Juvenil. Trabalhou no Claia – Centro de Atendimento Infanto – Juvenil, anexo ao hospital Mário Leal, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.

Andréa Dias Viana

2 - Andrea Dias Viana

Formação acadêmica na área de Licenciatura em Dança pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Escolar, pela Faculdade Social da Bahia.
Cursos na área da infância: Perturbações Autísticas: Dos novos conhecimentos às novas abordagens clínicas – Graciela Crispin; 2º Seminário Saberes Sobre a Primeira Infância; Psicopatologia na infância? Diagnósticos na atualidade – Prof. Dr. Bernard Golse; Clínica interdisciplinar dos problemas do desenvolvimento infantil – Centro Lydia Coriat.
Membro fundadora do Instituto Viva Infância, onde atua como psicopedagoga e coordenadora do curso de Formação em Prática Clínica .
Atualmente é coordenada pedagógica da Creche Escola Infância no Jardim e psicopedagoga em consultório particular no NIIP.
Experiência de mais de 20 anos na área de educação formal ou em instituições do 3º setor como o Liceu de Artes e Ofícios e a CIPÓ – Comunicação Interativa. Desenvolveu atividades para crianças de 5 há 10 anos como arte educadora e sócia na OCA – Oficina de Cultura e Arte.

Camila Santos Lima Fonteles
15 - Camila

Psicóloga clínica, mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Docente do curso de Psicologia na Faculdade Castro Alves (2011-2013). Atualmente cursa doutorado em Psicologia na Universidade Federal da Bahia e na Université Paris Diderot-Paris VII (França).

Claudia Mascarenhas Fernandes

3 - Claudia Mascarenhas

Doutora em Psicologia Clínica pela USP SP (2010). mestre em filosofia da ciência pela Universidade de Campinas, UNICAMP (2003), especialização em psicopatologia do bebê, pela Université de Paris Nord, dep. de medicina (1990) e em epistemologia da psicanálise, UNICAMP (1998). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1989). Fundou o Instituto Viva Infância (OSCIP) e foi presidente até maio de 2013. Membro do Espaço Moebius, instituição de Psicanálise. Membro da WAIHM (word asociation of infant health and mental). Representa o Instituto Viva Infancia na Rede Nacional Primeira Infancia (RNPI). Foi Co-Coordenadora nacional da pesquisa PREAUT, capacitação e detecção precoce de risco de perturbação da interação e comunicação, de 2006 até 2014. Durante o ano de 2012 foi consultora do Ministério da Saúde par elaboração do documento “linhas de cuidados para a atenção a pessoa com espectro do autismo e sua família na rede RAPS”, assim como técnica revisora do mesmo documento para a implantação de uma política publica para o autismo no Brasil. Foi supervisora de CAPSi pelo Ministério da Saúde, consultora em políticas de prevenção precoce da prefeitura de Campina Grande. Membro do Movimento Psicanálise autismo e saúde publica, onde participa do GAP (grupo de ações políticas). Consultora do grupo de monitoramento da implementação da política pública sobre autismo do ministério da saúde. Fundadora e idealizaora do INFANS unidade de atendimento ao bebê, núcleo São Paulo e Salvador. Publicou os livros: “Psicanalise apra aqueles que nao falam? a imagem e a letra na clinica com o bebê”, instituto Viva Infancia, (2011); ” a criança em cena: o infantil e a perversão”, ed. casa do psicólogo (2007), e “o sofrimento precoce: uma introdução a psicopatologia do bebê” UFCG (2007). Diretora da coleção de livros Primeira Infancia, casa do psicólogo, diretora de publicações no Instituto Viva Infancia. Foi idealizadora e Organizadora dos Encontros Nacionais sobre o bebê (I,II,III,IV e V). Principais temas: bebê, psicologia recém-nascidos, psicánalise, autismo, psicanalise crianças, política pública e prevenção psico-social.

Danielle Figueiredo

4 - Danielle Figueireido

Psicóloga Clínica e Hospitalar – responsável técnica pelo Serviço de Psicologia da Maternidade Climério de Oliveira. Preceptora da Residência Multiprofissional da UFBA. Especialista em Saúde na Infância, Universidade Jorge Amado.Membro Fundadora do Instituto Viva Infância.Sócia da Gradiva Clínica de Psicanálise.Professora Universitária.

 

Fabiana Fontes

14 - Fabiana Fontes

Psicanalista; formada em Direito na Universidade de Vila Velha/ES; Atendimento em Consultório Particular; Especialização em Teoria da Clínica Psicanalítica – UFBA; Curso de Prática Clínica com Crianças – Instituto Viva Infância; Curso de extensão: Saberes sobre a Primeira Infância – Teoria e Práticas – Instituto Viva Infância e UFBA. Membro do Instituto Viva Infância e subcoordenadora do Curso de Prática Clínica com Crianças do Instituto.

Fernanda Rocha Darze

11 - Fernanda Rocha Darze

Psicóloga formada pela UFBA em 1993. Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela MCP and Hahnemann Univesity, Philadelphia,PA (2001). Mestre em Psicologia Geral (ênfase em pesquisa) pela Villanova University, Villanova, Pennsylvania (1997). Atendimento em consultório particular desde 2003 e no Instituto Viva Infância, desde 2010. Docente na Faculdade Ruy Barbosa, como professora do curso de Psicologia (2002-2008). Professora de educação infantil na Lua Nova (1992-1994). Membro do Instituto Viva Infância desde 2012. Formação em prática clinica com criança pelo Instituto Viva Infância, 2011/2012. Curso de Inverno do Centro Lydia Coriat “Clinica Interdisciplinar dos problemas do Desenvolvimento Infantil” (50 horas), 2012. Curso de extensão do Instituto Viva Infância- UFBA, “Saberes sobre a primeira Infância”, 2013.

 

Janaina de Azevedo Leão Rego

12 - Janaina de Azevedo Leao Rego

Psicóloga Clínica pela PUC-PR. Pós graduanda em Saúde Coletiva – IBPEX. Iniciou formação em psicanálise em Curitiba na Escola da Coisa Freudiana. Cursos de Extensão: Saberes Sobre a Primeira Infância -Teorias e Praticas – UFBA e Curso A Pratica Clínica com Crianças/ Viva Infância. Experiência profissional em diversas instituições como: NEAD – Núcleo de Estudo e Atenção ao uso de Drogas, CLINICA CRIANDO – Clinica Multidisciplinar de atendimento clínico.

Larissa Machado

5 - Larissa Machado

Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em Saúde na Infância pela Universidade Jorge Amado e em Psicologia Escolar e da Aprendizagem pela PUC. Mestre em Psicologia da Educação pela Unicamp. Foi Professora de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem da Faculdade de Educação da Bahia e Professora Substitutiva concursada da Universidade Estadual de Feira de Santana. Atualmente ministra essas disciplinas em cursos de Psicopedagogia em SSA e no interior da Bahia. Trabalha na área de educação infantil e fundamental desde 1993 com formação de professores, orientação educacional e educação inclusiva. Membro do Instituto Viva Infância onde assessora relações entre o instituto e os abrigos, além dos atendimentos clínicos.

Lilia Decia

6 - Lilia Decia

Psicóloga. Especialista em Saúde na Infância (UNIJORGE). Membro fundador do Instituto Viva Infância. Psicóloga clínica do CRASS. Foi secretária na diretoria do Instituto Viva Infância secretária na gestão 2010/2013.

Maria Auxiliadora Mascarenhas Fernandes

7 - Maria Auxiliadora

Psicanalista; formada em pedagogia pela UFBA. Membro Fundador do INFANS – Salvador. Membro fundador do INSTITUTO VIVA INFÂNCIA. Membro fundador do Espaço Moebius de Psicanálise. È supervisora e professora no Instituto Viva Infância. Trabalhou por mais de 15 anos como consultora em pré-escolas. Publicou o livro “Quando uma criança precisa de análise” juntamente com outros colegas, além de diversos artigos na revista TOPOS de psicanálise.

Martha Silva

8 - Martha Silva

Pedagoga, Psicopedagoga e Mestre em Educação Especial. Envolvida em Educação Infantil desde 1975, como professora, coordenadora pedagógica e diretora de creches e escolas no Rio e em Salvador. Trabalhou em Intervenção Precoce e como professora especialista em Educação Especial em classes inclusivas durante 12 anos nos Estados Unidos. Atualmente atende em consultório particular e coordena o núcleo Psicopedagógico do Instituto Viva Infância.

Patricia Mascarenhas Fernandes

9 - Patricia Mascarenhas Fernandes

Psicóloga CRP-03/11189. Atendimento em Consultório Particular. Larga experiência em terceiro setor com formação de jovens;  elaboração, desenvolvimento e gestão de projetos com foco em Cultura e Sustentabilidade. Formação em Psicologia Social de Grupos Operativos de Henrique Pichon Riviere. Curso de Inverno do Centro Lydia Coriat – “Clinica Interdisciplinar dos problemas do Desenvolvimento Infantil” (50 horas), 2012. Curso de extensão do Instituto Viva Infância- UFBA – “Saberes sobre a primeira Infância”, 2013. Fundadora da OCA Oficina de Cultura e Arte (trabalho com criança e o brincar).  Responsável pela Brinquedoteca do Instituto Viva Infância e coordenadora do Curso de Prática Clínica com Crianças. Colaboradora da pesquisa Pré-Aut Brasil.

Priscilla Veloso

13 - Priscilla Veloso

Graduada em Psicologia pela Faculdade Ruy Barbosa. Atua como Psicóloga clínica – consultório particular (atendimentos a bebês, crianças e adultos) e Psicóloga Hospitalar – Maternidade Climério de Oliveira. Realiza atendimento psicológico no Instituto Viva Infância a crianças e seus familiares em sofrimento psíquico. Realiza acompanhamentos pedagógicos com crianças que têm necessidades de aprendizagem no processo de alfabetização. Formada em Psicologia Perinatal pelo Instituto Brasileiro de Psicologia Perinatal – Gerar -SP. Participou do Curso de Extensão “Saberes Sobre a Primeira Infância – Teorias e Praticas” – UFBA. Participou do Curso “A Pratica Clínica com Crianças” – Instituto Viva Infância. Realizando “Curso de Especialização em Teoria da Clínica Psicanalítica” – UFBA. Membro e Secretária do Instituto Viva Infância.

Rosilene Lima Almeida

10 - Rosilene Almeida

Graduada em Psicologia pela UNIFACS. Psicanalista. Psicóloga CAPSIA Camaçari. Foi Psicóloga do Centro de Especialidades em Saúde Mental Infanto-Juvenil da Secretaria de Saúde de Camaçari-BA. Membro do Instituto Viva Infância. Pós-Graduação em Psicologia Clínica: Psicoterapia da Criança e do Adolescente pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Apoio à coordenação do Curso “Saberes sobre a Primeira Infância, promovido pelo Instituto Viva Infância/UFBA. Foi voluntária do COFAM- Centro de Terapia Familiar; do NAPSI-Núcleo de Atendimento Psicológico; do ICEP-Instituto de Convivência e Pesquisa Nise da Silveira. Participa do grupo de pesquisa em Saúde, Violência e Subjetividade – SAVIS – UFBA. Publicação de artigo em periódico e Anais de Eventos; apresentação de trabalho em Congresso e Seminário. Capacitação: Prevenção do uso de drogas, Universidade Federal Santa Catarina. Foi voluntária do Programa Engajamento Cidadão UNIFACS: Cooperativa de Catadores de Resíduos Sólidos recicláveis Nordeste de Amaralina. Participou do curso de extensão com prática em Psicologia Clínica no Ambulatório de Saúde mental Infanto juvenil – UFBA/HUPES: de Genética; de Medicina da Adolescência; e Geral (480h) período de 07/2007 a 01/2008. Fez parte do curso de extensão “A arte e a linguagem na cultura contemporânea” Fronteiras Braskem do Pensamento (UFBA).

Rute Alves de Araujo Morra

Rute Morra

FONOAUDIÓLOGA formada pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA – UNEB, com atuação em várias clínicas na área da linguagem, atendimento a crianças em sua maioria.
Participou de cursos de extensão sobre a aquisição da Linguagem e sua relação com o desenvolvimento infantil e curso de desenvolvimento da lógica da criança na APAE.
Possui curso Prático de atendimento Fonoaudiológico ao espectro do Autismo pela Pestalozze.
Participou do curso “Saberes obre a primeira infância – teorias e práticas na UFBA”,
Está cursando a “Formação em prática clínica com crianças pelo Instituto Viva Infância”.
Atualmente é mediadora do Ateliê Classe e fonoaudióloga clinica no Instituto Viva Infância.

Rua Tenente Gustavo dos Santos - 26C - Boca do Rio / CEP: 41706-860 / TEL: (71)3363-7717